A gestão de pessoas dos meus sonhos
–
estratégias para o sucesso
Debater
o tema “Gestão Estratégica de Pessoas” ou “Recursos Humanos”, nos remete ao
passado, para que possamos compreender o presente e visualizarmos o futuro de
modo que possamos estar melhor preparados a absorver e aceitar as mudanças
radicais no mundo empresarial, quando falamos de nossos antigos, atuais e novos
colaboradores. Sim, percebemos a miscigenação de valores compreendidos, de
forma tão diferente entre gerações diferentes. Como estrategistas, devemos integrar
essas gerações de modo que todos se sintam donos, membros de uma equipe que
possui objetivos em comum ao qual julgo a auto realização (felicidade) como
sendo este objetivo, porém cada um ao seu modo, tempo e crenças diferentes uns
dos outros.
A área de gestão de pessoas deve
estar atenta e preparada para oferecer oportunidades a todos integrantes de uma
empresa e despertar interesse aos novos entrantes no mercado, de modo a
prendê-los, ou seja, atrair e reter as pessoas e seus conhecimentos para o
sucesso da organização.
Embora ainda existam grandes
entraves, paradigmas a serem quebrados com relação aos valores e visão das
empresas, principalmente familiares, há de se propor e incentivar as mudanças
continuamente, mesmo em pequenas doses ou proporções, objetivando o máximo potencial
que as pessoas representam em nossas organizações.
Então, faz-se necessário:
·
Investir
no continuo aperfeiçoamento profissional, oportunizando e direcionando cada
pessoa à sua realização, mas para isso é preciso compreender os desejos e
anseios, usar de empatia e questioná-las a respeito de seus sonhos e desejos.
·
Possuir
no sistema de recrutamento, entrevistas menos burocráticas e mais voltadas a
compreender o que o candidato espera da empresa. Realizar testes práticos no
local de trabalho onde ele também possa fazer uma avaliação da empresa, que lhe
permita tomar uma decisão concisa e evitar frustrações e gastos para ambas as
partes.
·
Realizar
avaliações de desempenho o máximo de vezes possível para fornecer o feedback e
relatar no histórico funcional, posicionando o profissional ao patamar esperado
na atribuição de sua função e criando nele um compromisso com o que foi
combinado e escrito.
·
Desenvolver
uma gestão participativa, proporcionando e incentivando a liberdade e
possibilidade de expressar opiniões e contribuir no desenvolvimento de projetos,
inovação e tomada de decisão, para que o profissional sinta-se uma parte do
sucesso da organização e assim crie vínculos com a missão, visão e valores.
·
Revisar
a missão, visão e valores da empresa, para que esta venha de encontro com a
realidade e alinhe os valores das pessoas com os valores das empresas.
O sonho
vai muito além, no entanto, atender a estas expectativas gerará um diferencial
enorme no comprometimento dos profissionais, sua qualidade de vida, seu sucesso
e o da organização.
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